
Engajamento remete a uma ação voluntária de participação em determinada atividade.
Ou seja, ele se materializa quando uma pessoa se envolve com algo por vontade própria.
O termo ganhou força de maneira proporcional ao avanço das redes sociais.
Nelas, o engajamento é definido como uma estratégia para se aproximar da audiência e interagir com ela.
Acontece quando, por exemplo, seguidores acompanham uma publicação, comentam, compartilham e a recomendam a outras pessoas na rede.
Essas são ações próprias de uma audiência engajada.
Mas para que esse cenário seja alcançado, você e sua marca precisam participar ativamente.
Afinal, não existe engajamento sem reconhecer a opinião do público, sem responder comentários e, principalmente, sem oferecer suporte.
Você precisa demonstrar atenção e cuidado.
Em outras palavras, sua marca não só pode, como deve ser humana.
O engajamento pode acontecer no próprio site, mas é nas redes sociais que ele se dá com maior frequência.
Com uma execução e gestão eficiente, o engajamento promove o crescimento e a lealdade dos clientes com a marca.
Não é a toa que as empresas que se concentram em incentivar o engajamento dos clientes estão mais focadas na criação de valor do que no aumento da receita de imediato.
Elas procuram oferecer algo mais significativo para seu público do que a venda propriamente dita.
E o que acontece a partir daí?
Promovem uma experiência de consumo excelente de ponta a ponta, conteúdo relevante ou suporte ao cliente em tempo real e de forma interativa.
POR HUGO ROCHA