Colorimetria: entenda um pouco sobre coloração pessoal

Publicado em: 13/01/2021
Compartilhe:

Olá, Kímika Lovers! Quanto tempo, hein?
Nós da Kímika estamos com muita saudade de vocês e, por isso, voltamos hoje com o nosso primeiro post no blog de 2021.

Se tem um assunto que está em alta nos últimos tempos, esse assunto é: COR.
Eu tenho certeza que em algum momento você já deve ter visto uma amiga, modelo, atriz, blogueira ou grandes influencers postando em suas redes sociais sobre a sua colorimetria, ou coloração pessoal. É uma técnica que ganhou força nesse último ano e se tornou febre no Brasil, porém, é mais antiga do que imaginamos.

.
COMO TUDO COMEÇOU:

Esses estudos sobre colorimetria começaram na virada do século passado com artistas e grandes mestres. No final dos anos 80, a coloração pessoal explodiu com o livro de Carole Jackson, Color me Beautiful, que abriu os olhos das americanas para o assunto e tornou a profissão de personal styling mais famosa.
Carole, transmitiu as suas ideias de maneira simples, se baseou nas quatro estações do ano: primavera, verão, outono e inverno e criou as tabelas correspondentes para cada uma delas.
No inicio da década de 90, Mary Spillane, subdividiu as quatro estações do ano, no método sazonal expandido. O resultado disso, foram 12 tipos (verão puro, suave e claro; inverno puro, intenso e profundo; primavera pura, clara e intensa e outono puro, suave e profundo).
A todo momento buscamos combinar nossas roupas e nossos acessórios, o estudo de coloração pessoal busca combinar essas cores com as nossas cores e com isso termos uma harmonia geral em nossa imagem. E o que seriam as nossas cores? Cabelos, sobrancelhas, cílios, pelos no geral, olhos, a cor da nossa íris, pele e nossas veias.
Analisando nossas próprias cores, consideramos:

1. A temperatura (quente, neutra ou frio);
2. A profundidade (clara, média ou escura);
3. A intensidade (opaca, média ou brilhante);
4. O contraste (alto, médio ou baixo).
Em relação aos tons e sub-tons da pele:

1. O tom da nossa pele é dado pela melanina, que define a coloração;
2. O subtom é o que fica por baixo da pele e que caracteriza a pele como fria, neutra ou quente, definido pela hemoglobina e pelo caroteno.
COMO FAZER A ANÁLISE?

Nós aconselhamos que essa análise seja feita por um profissional especializado, por um consultor de moda, de imagem ou especialista em cor. Somente uma pessoa com bagagem intelectual e com experiência da área pode auxiliar esse processo.

E o que acontece durante esse processo? A pessoa que vai ser analisada precisa estar de cara lavada, com uma faixa no cabelo, luz natural e um espelho na frente. Na altura do pescoço da pessoa colocamos tecidos específicos de variadas cores e tons. Na medida que vamos colocando e trocando os tecidos, observamos a olho nu as mudanças que vão acontecendo, e logo de cara percebemos as cores que funcionam ou não, concluindo no final a estação e a cartela naturais que são ideias para o consumo e uso pessoal.
.

 

A MARAVILHA QUE ACONTECE:

Algumas pessoas não acreditam, mas as mudanças e vantagens que acontecem quando usamos as cores que realmente combinam com a gente são bem grandiosas

Quando usamos as cores que combinam com a gente, as coisas mudam de patamar!


1. Nossa imagem geral fica mais harmoniosa e equilibrada;
2. Os nossos olhos tendem a brilhar;
3. A nossa pele fica com uma aparência mais vistosa, macia e com uma textura mais suave;
4. A pessoa fica um semblante mais saudável;
5. Sua aparência tende a ficar mais jovem;
6. O branco do nosso olho e os nossos dentes tendem a ficar mais brancos;
7. O contorno do nosso rosto fica mais marcante e definido.
.

 

QUAIS SÃO AS CORES DE CADA ESTAÇÃO?

1. Verão: Cores suaves e sutis;
2. Inverno: Cores intensas e puras;
3. Primavera: Cores alegres e luminosas;
4. Outono: Cores quentes e terrosas.
COMO IDENTIFICAR?

Existem algumas técnicas para identificarmos qual é a nossa estação do ano, conseguimos fazer isso analisando algumas de nossas características físicas:


1. verão: pele clara e rosada, olhos claros, para os acinzentados, cabelos mais claros;
2. inverno: pele branca e rosada, olhos escuros, para os acinzentados, cabelos mais escuros;
3. primavera: pele clara e dourada, olhos claros, para os amarronzados, cabelos mais claros;
4. outono: pele clara e dourada, olhos escuros, para os amarronzados, cabelos mais escuros;
Conseguimos descobrir também se nossas cores são frias ou quentes:

Peles quentes:


1. Veias esverdeadas;
2. Tons amarelados e esverdeados;
3. Bronzeiam ao sol;
4. Se harmonizam com joias em ouro amarelo;
5. Possui facilidade em harmonizar com tons quentes.

Peles frias:

1. Veias azuladas;
2. Têm tons rosados e avermelhados;
3. Queimam no sol;
4. Harmonizam com joias em ouro branco;
5. Possui facilidade em harmonizar com tons frios.
.

 

Agora chegou a sua hora de descobrir quais as cores que combinam mais com você! As vantagens são inúmeras, e convenhamos, elas fazem toda a diferença, né?

A análise de coloração pessoal é uma ferramenta maravilhosa de autoconhecimento, além de facilitar nossas escolhas, agilizar nosso dia a dia e nos deixar mais seguras, potencializando a nossa autoconfiança!
Espero que tenham gostado do post de hoje e até a próxima! :)



 



 



 



 

Outras Publicações

Coleção Check-In A coleção "Check-In" está assumidamente otimista, impulsionada por um design energizante, cores exclusivas, ousadas, brilhantes e expressivas.
Estampas exclusivas Kímika As estampas agregam valor aos produtos, isso porque os tornam diferentes, mais atraentes e originais. As estampas exclusivas cumprem uma função importante: carregar o conceito da marca em cada coleção.
Coleção "Eu Sou..." Regiane Alves Se você nos acompanha pelas redes sociais, com certeza já ouviu falar sobre nossa coleção "Eu sou..." Vem ler e conhecer um pouquinho mais sobre ela nesse post!
Cores Exclusivas Kímika Você sabia que alguns de nossos looks possuem cores exclusivas feitas especialmente para nossas #KímikaLovers?! Vem ler mais sobre nesse post e conhecer algumas delas!
Conheça os 7 estilos universais Identificar o próprio estilo é um processo super importante quando falamos em imagem pessoal pois é a forma que você quer que o mundo lhe enxergue, mesmo que essa não seja uma intenção consciente. Você sabe qual é o seu?
O que significa ser "cringe" e como isso impacta na moda? Com certeza nesses últimos meses na internet você já deve ter lido em algum lugar sobre ser "cringe" e "millenial", ou ser "gen z", mas você sabe o significado dessas palavras? Vem ler mais que a gente te conta!
Coleção 40 Graus Com lançamento no dia 14 de julho em nossas redes sociais, estávamos super ansiosos para compartilhar ela com vocês. O verão 22 promete muita cor e autenticidade e é claro que não ficaríamos de fora disso! Energizante, autêntica e colorida, assim definimos nossa nova coleção.
Neste dia dos namorados: SURPREENDA! O principal ingrediente para o dia dos namorados 2021 é o romantismo! Com os desafios da pandemia, que tal sair um pouco da rotina e inovar com um jantar romântico em casa? Leia o nosso post e conheça algumas dicas que preparamos para te ajudar neste desafio!
Guia de presentes para o Dia Das Mães Existe coisa melhor do que presentar quem a gente ama? O Dia Das Mães está chegando, e por isso, nossa equipe selecionou algumas peças para você se inspirar e presentar a sua mãe! Como nem sempre é possível estar ao lado das nossas mães, vamos te ajudar a enviar amor, afeto e gratidão em forma de presente.
Bem-estar: 5 dicas preciosas para você inserir em sua rotina! Nunca é tarde para adotarmos hábitos mais leves em nossas vidas! Por isso, hoje listamos #5 dicas mais que especiais para você inserir logo em sua rotina.
Você sabe identificar qual seu tipo de corpo? Cada pessoa possui um corpo único mas é possível agrupar os mais comuns pelas suas características específicas. Saber identificar qual é o seu tipo irá ajudar a encontrar aquele look perfeito sempre. Então, vamos lá? Fiquem atentos às nossas dicas!
Como a cor do ano influencia o mundo da moda? Neste post do blog vamos conhecer um pouquinho sobre a história da empresa Pantone, e como que a sua escolha da cor do ano influência o mundo da moda, assim como a moda também influência a escolha da cor anual!
Coleção Luz dos Olhos A última coleção do ano vem para desejar e transmitir tranquilidade, serenidade, esperança e paz. Os looks vêm para dizer e buscar algo melhor para 2021.
Coleção Tropicana A coleção Tropicana chegou para renovar o nosso ser, realçar a beleza e a elegância que existe em cada mulher brasileira! Clique no post e saiba mais sobre essa coleção lindíssima!
Collab Summer Colors Há quem diga que o verão é a melhor estação do ano, a Collab Summer Colors afirma que é ;) Neste post do blog estamos contando alguns detalhes do processo da nossa segunda collab com a lojista Letícia Pacheco.
Collab Raízes Nossa Collab Raízes está sendo brilhante, e não é atoa! Kímika + Meyri Cardoso é sinônimo de SUCESSO. Neste post estamos contando um pouquinho para vocês sobre como a collab surgiu e explicando uma parte do nosso processo criativo.
Engajamento nas redes sociais Você sabe o que é e como funciona o engajamento nas redes sociais? Neste post você vai entender melhor como o engajamento promove o crescimento e a lealdade dos clientes com a marca.
Você utiliza emojis no seu texto? Você já enviou um emoji hoje? Se você está conectado às redes sociais ou usa Whatsapp,é provável que a resposta seja sim, não é?
Como aumentar o engajamento do seu Instagram Quer melhorar o engajamento do seu Instagram? Precisa ter mais seguidores e curtidas? Veja 3 maneiras simples para engajar mais seu Instagram.
NOVA LINHA: Kímika Eco Sustentável Conheça a Linha Eco, totalmente sustentável e ecológica.
Coleção Ciclos | Verão21 Conheça cada detalhe desta nova coleção e se apaixone por esse novo #ciclo, assim como nós nos apaixonamos e nos entregamos a ele de corpo e alma!
@KIMIKAOFICIAL
#EUSOUKIMIKA #KIMIKALOVERS #KIMIKA40GRAUS
©Copyright 2020 Kímika Todos os direitos reservados. commerceplus-logo